Inteligência Artificial

31 de julho de 2017 16:33 Glauber Gomes


inteligência artificial é um ramo da ciência da computação, que por meio de simbolos computacionais busca construir dispositivos e/ou mecanismos que simulem a capacidade de resolução de problemas, e pensamentos do ser humano.O início do desenvolvimento desse ramo teve ínicio na segunda guerra mundial e seus prncipais idealizadores foram os cientistas: Hebert Simon, Allen Newell, Jonh McCarthy e vários outros, que tinham o objetvo de criar algo que se equivalesse a vida do ser humano. Os cientisas mencionados foram os pioneiros ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon.

Motivados pelo desejo de construir máquinas capazes de reproduzir a capacidade humana vem de muitos anos, como por exemplo o personagem da escritora Mary Shelley, o famoso Frankenstein

Na medida em que a comptação evoluiu, o campo da inteligência artificial foi ganhando ainda mais força, sendo assim possibilitou um enorme avanço na análise computacional, podendo a máquina fazer análise da voz humana. No início, as pesquisas envolvendo I.A. buscavam apenas uma forma de reproduzir a capacidade humana de pensar, mas com o avanço nas pesquisas, percebeu – se que esse ramo da ciência ainda tinha muito o que ser descoberto, sendo asssim os cientistas e pesquisadores abraçaram a idéia de reproduzir na maquina não só a capacidade de pensar do ser humano, como também a capacidade de ter creatividade, sentimentos e auto aperfeiçoamento e uso da linguagem.

O progresso nesse ramo de pesquisa é lento, porém os estudos na área tem surtido efeito em diversas outras áreas, como jogos, controle autônomo, robtica, programas de diagnóstico médico e outras mais.

Essa área de pesquisa gera inúmeros conflitos, pois existem os que apoiam a idéia de se dar vida a uma máquina, como também existem lados que não apoiam a essa idéia. Para muitas pessoas, a idéia de se ter uma máquina capaz de pensar, sentir e até ter capacidades na realização de tarefas humanas é assustadorta.

Dica Robok

Filmes como  “A.I. (Inteligência Artificial)” e “O Homem bicentenário” mostram claramente a vontade da máquina de se tornar um ser humano, de querer se manifestar, poder ter e sentir tudo o que os humanos têm e sentem.

Filme o Homem Bicentenário

Filme o Homem Bicentenário

Curiosidade Robok

Um estudo conjunto feito por pesquisadores das universidades de Oxford e Yale finalmente colocou um ponto-final em quando as máquinas de fato serão melhores que os humanos em virtualmente todas as tarefas: por volta do final da década de 2050. Tudo isso por conta dos avanços da Inteligência Artificial!

Fonte:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. “Inteligência Artificial”; Brasil Escola. Disponível em <brasilescola.uol.com.br>. Acesso em 31 de julho de 2017.

Glauber Gomes

Glauber Gomes

Me chamo Glauber Gomes de Souza, tenho 19 anos, natural de Itajubá - MG, sou técnico em informática pelo SENAC - Itajubá. Atualmente sou graduando do 2º ano no curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, e atual capitão de marketing da equipe ROBOK.

Deixe seu comentário