Equipe Uai!rrior promove competição de robôtica na UNIFEI

27 de julho de 2017 17:02 Rodrigo Roque


A competição interna foi realizada em julho e promoveu a integração entre a equipe

A Equipe Uai!rrior de Robótica, promoveu, na Unifei, a Uai!Cup, uma competição interna entre seus integrantes, com robôs montados utilizando peças de Lego da categoria Sumô. Quatro equipes disputaram durante dois dias e, ao final, o robô Brickinho foi o grande campeão.

Beneficios para a equipe

Segundo Luana Brandão da Silva, graduanda em Engenharia Civil e integrante da Gestão da Uai!rrior, “um dos objetivos desta competição interna foi a integração da equipe para a construção do melhor robô, desde a sua montagem até a sua programação”. Os competidores puderam desenvolver diversas habilidades, tanto na área mecânica da montagem do robô quanto na parte da programação, e estratégias de luta que fazem parte da categoria.

Outro ponto importante da competição foi o desenvolvimento e aprimoramento da categoria dentro da própria Uai!rrior, pois foi adicionada recentemente à equipe. “Diferentemente dos robôs de combate radiocontrolados, os autônomos, como o sumô Lego, são novidade, então a competição interna foi um meio encontrado para que mais membros da equipe tenham contato e aprendam sobre a categoria, sendo possível também buscar ideias novas para montagem, programação e estratégia a ser usada durante a luta”, detalhou Luana.

A aluna explicou que a Uai!Cup seguiu as regras dos torneios de sumô Lego da RoboCore. “O tamanho e o peso do robô foram verificados, e as pontuações e tempo das lutas foram também de acordo com as normas”, disse Luana. Deste modo, a Lego Uai!Cup foi uma preparação para a próxima competição de que os robôs desta categoria participarão, a Winter Challenge, que acontece de 6 a 9 de julho.

IronCup

Vale lembrar que, a equipe Uai!rrior havia conquistado o 3º lugar com o robô Legostoso, quando participou, juntamente com a equipe Robok, representando a Unifei, da Inatel Robotics National Cup (IronCup), a maior competição de robótica do Sul de Minas, realizada no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí. A IronCup fez parte da Inatel Week of Control and Automation (IWCA), envolvendo diferentes áreas da robótica em disputas de robôs, dividida em cinco categorias: Futebol 2D, Futebol VS, Mini Sumô, Sumô Lego e Follow Line (seguidor de linha).

Link original: UNIFEI


Sobre o autor

Rodrigo Roque

Rodrigo Roque

Aluno de ciência da computação da Universidade Federal de Itajubá e amante de tecnologia e batata frita


Deixe seu comentário